26 de janeiro de 2012

É... Tá acabando...

A saída de Santiago foi triste, ali sabíamos que a viagem agora seria a de volta.
A estada lá não poderia ter sido melhor, o tio do Cris, Sr. Jorge, nos deixou na casa dele, literalmente.
A tia Nina e tia Suri, nossa, foram incríveis, cuidaram de 7 pessoas que não conheciam, como se fossem filhos. Pq o único que era filho e sobrinho, era o Gatuxo mesmo.
Fomos a Vina del Mar e Valparaiso, lugares com contrastes de cultura impressionantes, um parece ilha Bela e o outro parece Santos, mas claro cada um com sua beleza.
O Centro de Santiago e perfeito, limpo e organizado. Vimos a praça da Armas, o Palácio de la Moneda e aquele power bandeira que fica no centro. Foi emocionante. O mercado municipal foi para nós a descoberta de pratos e bebidas exóticas.
Mas tudo tem seu fim e precisamos seguir. Para trás deixamos as lembranças, os lugares, as pessoas que nos acolheram e ficaram amigas, o cheiro forte do pacifico, Los Andes, o deserto... E principalmente a experiência vivida nos primeiros 5.000km. Chile, esta foi só a primeira viagem para muitos de nós, principalmente de moto, então nos aguarde... Mais rápido do que vc imagina estaremos ai novamente.

Chegamos a Mendonza, depois de passar a fronteira, e nosso querido Mão de Lama( Cristiano ), descobrir que tinha perdido o papel de entrada da moto no Chile. Depois de horas de cadeira, seguimos viagem. Uma coisa foi boa, vimos neve, isso mesmo, nevou na fronteira e eu pude pegar um floquinho de neve, claro que eu chorei!

Mendoza é uma cidade linda, com muita arvore, muitos bares e restaurantes, tudo limpo e organizado. Passamos o dia lá, para manutenção das motocas e para um dia de biritas no buteco, nós merecemos.
A ida para Alta Gracia, era muito especial para mim, eu não via a hora de chegar, mas tive tempo de dar uma choradinha no capacete, pois deixamos Lo Perigloso Pônei (Gonaza o Uruguaio). Ele ficou lá para um evento de moto, mas nos disse que irá ao Brasil. Este é um cara que manteremos como amigo eterno. Gonza valeu pela companhia e boa viagem de volta.

Hj estamos em Alta Gracia, a cidade onde Ernesto viveu 11 anos de sua vida, por sofrer muito de asma. Foi a escolha de sua família, pela cidade ter um clima muito bom e seco.
Alta Gracia tb é uma cidade linda, mas hj ela é mais que isso para mim.
Hj ela tem outro significado para mim, esta foi a cidade que o Ernesto cresceu e andar por ela sabendo que um dia ele passou por lá, não tem explicação, estou muito feliz, de verdade. Vi o quarto dele, algumas de suas coisinhas tb. Vi fotos que nunca tinha visto, vi a cama que ele dormia, vi a bike que ele usou em uma das viagens, vi a la poderosa e mesmo sabendo que ela não é a original me causou um pico de Tuns Tuns Tuns no coração, que jamais havia sentido.
O Por Uma América Unida ainda continua em Alta Gracia, partiremos amanhã para Santa Fé.
É... Tá acabando
Mas hj eu tenho uma boina preta com uma estrelinha prata, igual a de Ernesto Guevara de La Sierna, hj eu entendi muito do que li sobre ele.
Hj eu viajo em um grupo de motoqueiros, cujo o nome foi dito muitas vezes por Ernesto, hj sou parte do Por Uma América Unida.

Um comentário:

Aloina disse...

Gi, a emoção é enorme....fico feliz por que vc conseguiu, finalmente, chegar tão perto desses objetos que pertenceram a CHE..,imagino que assim se completa o ciclo de tantas informações, leituras, filmes... sobre seu herói e tantos da minha geração...esse pelo menos não morreu de overdose, como diria a música....salvei e vou postar um monte de fotos.....Bjssssssss