26 de janeiro de 2012

É... Tá acabando...

A saída de Santiago foi triste, ali sabíamos que a viagem agora seria a de volta.
A estada lá não poderia ter sido melhor, o tio do Cris, Sr. Jorge, nos deixou na casa dele, literalmente.
A tia Nina e tia Suri, nossa, foram incríveis, cuidaram de 7 pessoas que não conheciam, como se fossem filhos. Pq o único que era filho e sobrinho, era o Gatuxo mesmo.
Fomos a Vina del Mar e Valparaiso, lugares com contrastes de cultura impressionantes, um parece ilha Bela e o outro parece Santos, mas claro cada um com sua beleza.
O Centro de Santiago e perfeito, limpo e organizado. Vimos a praça da Armas, o Palácio de la Moneda e aquele power bandeira que fica no centro. Foi emocionante. O mercado municipal foi para nós a descoberta de pratos e bebidas exóticas.
Mas tudo tem seu fim e precisamos seguir. Para trás deixamos as lembranças, os lugares, as pessoas que nos acolheram e ficaram amigas, o cheiro forte do pacifico, Los Andes, o deserto... E principalmente a experiência vivida nos primeiros 5.000km. Chile, esta foi só a primeira viagem para muitos de nós, principalmente de moto, então nos aguarde... Mais rápido do que vc imagina estaremos ai novamente.

Chegamos a Mendonza, depois de passar a fronteira, e nosso querido Mão de Lama( Cristiano ), descobrir que tinha perdido o papel de entrada da moto no Chile. Depois de horas de cadeira, seguimos viagem. Uma coisa foi boa, vimos neve, isso mesmo, nevou na fronteira e eu pude pegar um floquinho de neve, claro que eu chorei!

Mendoza é uma cidade linda, com muita arvore, muitos bares e restaurantes, tudo limpo e organizado. Passamos o dia lá, para manutenção das motocas e para um dia de biritas no buteco, nós merecemos.
A ida para Alta Gracia, era muito especial para mim, eu não via a hora de chegar, mas tive tempo de dar uma choradinha no capacete, pois deixamos Lo Perigloso Pônei (Gonaza o Uruguaio). Ele ficou lá para um evento de moto, mas nos disse que irá ao Brasil. Este é um cara que manteremos como amigo eterno. Gonza valeu pela companhia e boa viagem de volta.

Hj estamos em Alta Gracia, a cidade onde Ernesto viveu 11 anos de sua vida, por sofrer muito de asma. Foi a escolha de sua família, pela cidade ter um clima muito bom e seco.
Alta Gracia tb é uma cidade linda, mas hj ela é mais que isso para mim.
Hj ela tem outro significado para mim, esta foi a cidade que o Ernesto cresceu e andar por ela sabendo que um dia ele passou por lá, não tem explicação, estou muito feliz, de verdade. Vi o quarto dele, algumas de suas coisinhas tb. Vi fotos que nunca tinha visto, vi a cama que ele dormia, vi a bike que ele usou em uma das viagens, vi a la poderosa e mesmo sabendo que ela não é a original me causou um pico de Tuns Tuns Tuns no coração, que jamais havia sentido.
O Por Uma América Unida ainda continua em Alta Gracia, partiremos amanhã para Santa Fé.
É... Tá acabando
Mas hj eu tenho uma boina preta com uma estrelinha prata, igual a de Ernesto Guevara de La Sierna, hj eu entendi muito do que li sobre ele.
Hj eu viajo em um grupo de motoqueiros, cujo o nome foi dito muitas vezes por Ernesto, hj sou parte do Por Uma América Unida.

22 de janeiro de 2012

A vista, vista da garupa!!!

Passando pelas estradas do Chile vemos de tempo em tempo no acostamento, um tipo de pequenos templos, como miniaturas mesmo.
Eles são super enfeitados, tem santos na parte de dentro, muitas bandeirolas, são muito coloridos e tem velas, na verdade o que queria dizer é que eles são bem cuidados. Estes pequenos templos são vistos em toda estrada.
Agora vou explicar o que eles são: quando uma pessoa morre na estrada, os chilenos acreditam que sua alma fica ali, no lugar onde ocorreu. Então para que esta alma não fique só e perdida, são feitos estes templos para eles tentarem encontrar o caminho.
No Brasil temos isso, mas são só as cruzes colocadas a beira da estrada, aqui a coisa é mais bonita.

Mais uma coisa interessante, os restaurantes não deixam o palito de dente nas mesas, como normalmente vemos em todo lugar. Aqui vc pede o "cava dentes" e eles vem em pires ou até mesmo na mão do garson. Muito engraçado isso!!!!

Esta que vou contar agora, todo mundo que foi pra Europa sabe, mas pra mim que sai do pais a primeira vez... Aqui, tendo farol ou não, quando ameaça de atravessar a rua, todos os carros param e vc passa. Meu isso é muito engraçado, pq eles param mesmo, do nada!!!!

Tudo aqui tem papas(batatas), todo prato que vc pede vem com elas, ou fritas, ou cozidas, amassadas,dorê...
Chega uma hora que vc cansa de tanta batata! Arroz? São poucos os Restaurantes que servem. Feijão então...

Uma coisa boa. Papai esta é para o senhor: aqui ainda pode fumar em lugares fechado. É só sentar na área de fumantes.

O vinho aqui é muito barato, o salmão tb, na verdade frutos do mar em geral.

Não tem pão francês no Chile, eles tem dois tipos de pães, um que é redondinho tipo uma bolacha grande. E um outro que até lembra o francês, mas seria como minis pães grudados uns nos outros.

Estas são algumas curiosidades, depois lembro de mais...
O Por Uma América Unida esta em Santiago ainda, saímos daqui amanha às 9:00hs da manhã. E agora com Sapinho e Kavallo conosco!!!!
A Jana nos deixou. Valeuuu Janaaaa, já estamos com saudadessss.

Ahhh ontem fizemos passeio cultural por Santiago. Lá vai algumas fotos!!!



















18 de janeiro de 2012

A Tal da cidade

Bom, a estada em Antofagasta foi o maximoooooo. Juan e Wladi, foram muito amáveis. Jantamos no restaurante do Che Inácio e comemos como loucos, a comida estava maravilhosa. Logo pela manhã fomos colocar gasolina, tomar café e claro seguir. Adivinhem, o anjo Wladi nos acompanhou até a La Mano de Desierto e digo mais, tirou a tão esperada foto de cueca, capacete e bota. Poxa, não temos como agradece- los, irmãos Veliz, vcs hj fazem parte de nossos corações e do Por Uma América Unida!!!!!
Depois das devidas despedidas seguimos viagem.
Nos deparamos com uma cidade linda demais, a pequena Tal Tal, na primeira hospedaria que paramos, ficamos!
O dono Sr. Hugo veio todo feliz nos atender e a pousadinha dele é linda, a beira mar, com uma vista perfeita.
Passamos a noite lá, dormimos com o som do mar e acordamos com os pelicanos e os albatroz cantando. Quando chegamos tb, um uruguaio, o Gonzalo chegou a pousada tb. Claro que ficamos amigos e o destino dele é o mesmo que o nosso, Santiago. Sua moto não esta muito boa, então ele vai conosco até Santiago para levar sua moto ao mecânico indicado pelos Veliz.
Hj o destino era La Serena, massssss não chegamos como sempre, paramos em Huasco e logo que paramos para ver hotel, pousada ou sei lá o que... O sr. Pedro veio até nós e nos ofereceu o camping municipal de Huasco. Ele é amigo do governo de Huasco e disse
para nos sentirmos em casa. Poxa a cada dia que passa fico mais feliz em saber que existe gente de bom coração no mundo. É... O mundo ainda tem chance.
Hj o Por Uma América Unida, fica por aqui... Huasco bons sonhos... Santiago amanhã estamos ai!!!!
E assim muitos personagens entram em nossa história e tornam possível transformar a América em uma só!!!!

16 de janeiro de 2012

Senta que lá vem a história

São Pedro é incrível, a cidade é toda aconchegante.
No sábado às 14hs fomos para as termas de puritanas, se éramos puritanos ficamos ainda mais...
O lugar é lindo, a água fica a 34 graus, mas aviso importante: a friaca depois é braba, sair da água é humanamente impossível mas conseguimos..
Voltamos do passeio as 18hs, jantamos na cidade, compramos o vinho de cx e ficamos batendo papo até a hora de dormir, pois no dia seguinte teríamos o passeio aos Geysers e ao Vale da Lua.
E ai começou o drama, estávamos a 2 mil e poucos de altitude em São Pedro do Atacama e mos Geysers chegamos a 4.500 de altitude. O guia já entrou no bus dizendo que se enquanto estivéssemos dormindo, acordássemos com falta de ar era para não ficarmos com medo, pois seria normal pela altitude.
Bom, eu me entupi de folha de coca e passei mega mal, passei muito frio, estava -3 e meu Deus eu e todos congelaram. Mas valeu cada minuto, fico cada dia mais encantada com a natureza. Como pode existir tanta beleza? O passeio foi o máximo, nosso guia tinha um pouco de Cat Stevens com Ney Matogrosso e era muito divertido. Valeu cada segundo, cada frio cortante e cada estar mal.
O Vale da Lua foi só caminhada e ai eu morri rsrsrsrs O lugar parece mesmo a lua, o terreno dela, me senti num filme.
Voltamos power acabamos, foram dois passeios cansativos em só dia.
Voltamos a São Pedro, jantamos e compramos o tradicional vinho longa vida.
Sabe uma coisa legal de São Pedro?
Todo o comercio, lojas, mercadinhos, restaurantes... Fecham a meia noite, mas os bares, bem poucos, ficam abertos. Agora o legal, vc só pode beber (biritas), dentro do bar e comendo, não existe o comprar a birita e beber pela rua. Achei isso o máximo e eles fecham as duas da madruga.
Deixar São Pedro foi triste, mas seguir era o que tinha que ser feito.
Pegar a estrada foi legal, ver o deserto novamente tb, mas o vento não foi legal. Ele estava forte e tinha horas que eu achava que íamos cair.
A chegada a Antofagasta foi perfeita, ver o pacifico pela primeira vez foi muito emocionante, mais emocionante foi saber que ainda existe gente boa, os Veliz nos ofereceram abrigo em sua loja de lavagem de moveis, o espaço é bom e dá para montar as barracas, eles, os irmãos fazem parte de um moto clube daqui e disseram que sabem bem o que passamos. Claro que alguns ficaram com medo, mas no final tudo deu certo e agora estamos aqui, trocando óleo, tomando corona, batendo papo e logo mais vamos jantar fora. Obrigado irmãos Veliz, vcs foram o maximoooooo.

14 de janeiro de 2012

A cordilheira e o deserto...

A saída de Guemes foi tranqüila, o tempo estava ótimo e o sol bombando!
Ao entrar na Cordilheira a emoção foi geral... Que lugar lindo, enorme, incrível e como pode existir algo assim?
As montanhas enormes se misturavam em cores, umas verdes, outras cor de areia, outras marrom escuro.
Ali foi só subir e subir...
Cada curva que meu Deus.
Passamos muito frio, como passamos por nuvens, tinha uma garoa fria demais. Chegamos aos 4170 de altura, a cabeça doía e ai iniciamos o uso da folha de coca, claro que com os ensinamentos de Jorge Sully.
A chegada em Susques foi com chuvona, frio e fome. A estada lá foi perfeita, dançamos com o povo local, tomamos vinho de caixa longa vida, rimos, comemos e dormimos como anjos.
Logo cedo rumamos para fronteira e logo chegou o deserto... A paisagem era linda, mas o frio insuportável, para ajudar o Cris amanheceu com febre forte. Dei a ele um remédio e seguimos. Na fronteira tomamos um chá de cadeira, mas foi tranquilo.
São Pedro do Atacama é uma cidade pitoresca e me lembrou muito São Tomé das Letras, achamos a pousada logo na entrada da cidade, ela chama-se Jama e é lindinha e barata. A noite fechamos os passeios e comemos muito bem.
A viagem continua e o Por Uma América Unida seguira firme e forte...
Sabe do que sentimos saudades?
Da família, dos amigos, da nossa cama, nosso banheiro, canais de tv, bom atendimento, sinal de nextel, ouvir nossas musicas e do bom e velho arroz e feijão.